impermeabilizacao-em-poliuretano-por-que-utilizar-procyon-embalagens

A impermeabilização é um processo utilizado em pisos, paredes e afins, para impossibilitar a infiltração de líquidos. Essas aplicações de impermeabilizantes desenvolveram-se a partir da necessidade de acabar com as infiltrações, visto que, elas eram as principais causas de problemas com umidade e, até mesmo, com o enfraquecimento das estruturas em casas e prédios. Desse modo, várias técnicas foram desenvolvidas para exterminar esse problema e garantir a segurança e o conforto dos locais. Dentre todas essas técnicas, destaca-se a impermeabilização em poliuretano.

Como funciona

A impermeabilização em poliuretano é realizada com a aplicação de uma membrana homogênea de poliuretano de alta durabilidade, impenetrável, com alta capacidade elástica e com facilidade de aderência, sobre o concreto. Essa camada de membrana é colocada sobre o substrato e após o tempo de secagem irá adquirir a característica de impermeabilidade. Essa camada possui um enorme grau de estanqueidade garantindo a segurança e coibindo o acúmulo de água ou outro material líquido. Além disso, o poliuretano é resistente à radiações solares, podendo ser aplicado em locais expostos ao sol.

Vantagens

O sistema de impermeabilização em poliuretano possui inúmeras vantagens quando comparado com outras técnicas. Dentre elas destacam-se:

Resistência: A membrana de poliuretano é uma das mais resistentes para garantir uma impermeabilização eficiente. Resistente aos efeitos dos raios UV (ultravioleta) e ao intemperismo (processos físicos e mecânicos que provocam alterações). Resistente à abrasão e à aplicação de produtos químicos, e ao fluxo de automóveis e pedestres sem sofrer sedimentações ou qualquer alteração na sua estrutura. Resistência à penetração de água e líquidos em geral, assim como, ao vapor e à água de percolação;

Facilidade: Esse produto proporciona facilidade e rapidez de aplicação e limpeza;

Segurança: Eficiente como impermeabilizante que é o seu principal ofício, mas também garante a segurança da estrutura e não oferece riscos aos usuários, tais como, desintegração, amolecimento, etc.;

Aderência: Esse produto tem como grande diferencial a qualidade de aderência que possui. Essa alta capacidade de aderir ao concreto é o que possibilita essas outras vantagens, pois, com uma boa aceitação do substrato ao material impermeabilizante não tem como haver a infiltração;

Custo: O custo da impermeabilização em poliuretano se equipara ao dos demais métodos, no entanto, devido às suas qualidades, que são superiores, acaba tornando-se mais barato, tendo em vista a relação entre custo e benefício.

Principais aplicações

A impermeabilização em poliuretano possibilita um leque de aplicações que passam por todos os tipos de obras da construção civil. Alguns exemplos dessas aplicações são: Lajes, coberturas, calhas, cozinhas, áreas de serviço, garagens, tanques, pisos, entre vários outros locais. Além disso, esse processo é bastante utilizado em aplicações industriais, tais como, caldeiras, contenções, tanques, revestimentos.

Dentre os campos de maiores aplicações estão as grandes indústrias, as empresas do ramo da construção civil, em edificações residenciais (casas, coberturas, calhas) e comerciais (prédios, shoppings), empresas que atuam com a agroindústria, instituições ligadas ao saneamento e, também, construções navais.

Portanto, é altamente recomendado o uso dessa técnica de impermeabilização. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados, por exemplo, a contratação de uma equipe profissionalizada para realizar o serviço e a compra de produtos qualificados, para que o resultado final seja satisfatório.