isolamento-terminco

As embalagens em EPS – Poliestireno Expandido –, popularmente chamadas de isopor, são famosas por sua versatilidade e podem ser utilizadas em diversos segmentos, como forros, lajes, pranchas de surf, calços, isolamento térmico e acústico, entre inúmeras outras aplicações.

O isolamento térmico, por exemplo, é o responsável por manter a temperatura ideal, sua função não permite que as temperaturas externas invadam o ambiente. O EPS apresenta-se como um dos principais materiais utilizados para esse processo de isolamento na construção civil, pois é resistente, seguro e de fácil aplicação.

Veja algumas formas de usar o Poliestireno Expandido:

– Lajes impermeabilizadas

Para o isolamento térmico em lajes, o EPS é o material ideal. Sua leveza garante um manuseio e utilização de extrema rapidez. Obter o isolamento desejado não é necessário placas que tenham uma espessura muito alta, 30 mm já são suficientes para um trabalho eficaz.

– Paredes

Ao ser utilizado como isolante térmico nas paredes de um ambiente, o EPS atua como uma barreira na transferência de calor entre o ambiente externo e o interno. Assim, no inverno, o ambiente interno fica com uma temperatura maior que o externo e, no verão, o interior da edificação fica com uma temperatura mais amena.

– Telhados

Estudos comprovam que cerca de 80% do calor e do frio entram no ambiente através dos telhados. Se um local não conta com um excelente isolamento térmico em seu telhado, com certeza, a temperatura no seu interior não será agradável.

A utilização do EPS como isolante térmico em telhados garante ao ambiente uma confortável sensação térmica. O material dificulta a interferência da temperatura exterior sobre o interior.

O EPS ainda pode ser utilizado em isolamentos térmicos em câmaras frigorificas, tubulações, reservatórios e dutos de ar condicionado. Além disso, o material é um grande aliado do meio ambiente, pois consome pouca energia em sua fabricação; é isento de CFC e 100% reciclável, não produzindo resíduos poluentes. No isolamento térmico dos ambientes, o uso do EPS melhora a eficiência de aparelhos de ar condicionado e aquecimento, fazendo com que se reduza o consumo de energia elétrica – sistemas mais eficientes consomem menos energia.